sábado, 3 de novembro de 2018

Quais são as técnicas de SEO mais importantes para posicionar um website no Google?


De vez em quando escuto alguém, seja no meu ambiente de trabalho ou através das redes sociais, perguntar quais as técnicas de SEO que melhor funcionam para tentar posicionar um site e obter a máxima visibilidade possível nos motores de busca.

A verdade é que realmente não existe uma fórmula mágica para que uma técnica ou outra seja definitiva para alcançar as primeiras posições no Google por exemplo, de qualquer forma é importante seguir uma série de práticas se queremos que esse objetivo se aproxime cada vez mais.

Cada SEO escolhe aplicar determinadas técnicas (ou as que melhor funcionam com base em sua experiência prévia), mas neste artigo eu quero te mostrar as técnicas de SEO que eu acho que podem funcionar melhor em seu projeto para aumentar a visibilidade do seu site e atrair tráfego de qualidade, gente que está interessada em seu produto ou serviço.

Vou ir direto ao ponto, então preste atenção se você quiser aplicar estas técnicas de SEO que melhor funcionam em 2018 no seu site e no site dos seus clientes.

Quais são as técnicas de SEO mais importantes para posicionar uma página da web?


1. Orienta a palavra-chave para a intenção de busca do usuário


Esta técnica de SEO não é primeira na lista por acaso, mas porque eu, pessoalmente, acredito firmemente que se trata de um dos fatores mais determinantes que os mecanismos de busca levam em conta atualmente para classificar bem uma página web.

Por quê? Pois simplesmente porque a prioridade máxima para os buscadores é o de oferecer ao usuário aquilo que procura de forma mais rápida e segura possível. Lembre-se que a Google não importam tanto os sites como a satisfação dos usuários.

Talvez pense: "ok, mas como eu sei que esta afirmação é verdadeira?" Se pesquisar no Google "decoração de banheiros", você verá que os resultados estão copados por dicas de decoração e fotos que podem servir de inspiração para as pessoas que realizam tal pesquisa, já que é a resposta que o usuário está procurando no momento para decorar o espaço do lar.

decoracao de banheiro
Por outro lado, se procurar "campeão mundial de 1994", o Google irá oferecer-lhe o resultado do último vencedor dessa competição, já que considera que essa é a resposta que o usuário está procurando, apesar de que não se especifica o esporte na query.

campeao mundial 1994

Você percebe a importância que pressupõe adaptar o conteúdo de acordo com o que o usuário quer encontrar? Sem dúvida, eu acho que essa é uma das técnicas de SEO cruciais para melhorar a posição nos resultados de busca, satisfazer exatamente a intenção de busca do usuário.

2. Melhore o CTR para escalar posições na primeira página


O CTR (Click Through Rate) é uma métrica muito importante a ter em conta no SEO, em combinação com outras métricas, como o tempo de permanência e a taxa de rejeição.

Pense nisso. Se muitos usuários procuram uma keyword concreta e clicam na URL que aparece na posição 5 (por exemplo) maioritariamente e a página em questão atende as suas necessidades, você não acha que acabará superando os resultados que tem acima se esta tendência se apresenta constante com o passar do tempo?

Por isso, é muito importante ter uma meta título e uma descrição atrativos que chamem a atenção dos seus usuários, para conseguir que façam click no nosso resultado e não em outro da concorrência. 

Mas para isso, primeiro vamos ter o nosso conteúdo perfeitamente otimizado e ter conseguido aparecer na primeira página dos resultados de busca. Uma vez lá, a batalha por aumentar o CTR não haverá quem a pare!

3. Otimiza o crawl budget e evita indexar as páginas que não interessam


Se você ainda não conhece o significado deste termo, o crawl budget ou orçamento de rastreamento é o tempo que os crawlers dos motores de busca atribuem a cada página da web para rastrear essas URLs, e posteriormente decidir sua classificação nas SERPs.

Então, conseguiremos mais tráfego quanto mais páginas publicadas em nosso site? O certo é que isso não funciona assim, já que nesse caso os motores de busca necessitam de mais tempo para rastrear toda a web e é possível que existam algumas páginas que nos interessa indexar mas que o bot não lhe dê tempo a chegar.

Por este motivo é muito importante realizar uma análise exaustiva e decidir quais as páginas que nos interessa indexar e quais não, com o objetivo de otimizar ao máximo o crawl budget que o Google por exemplo disponibiliza para nosso site. Assim, mesmo parecendo contraditório, é provável que consiga mais tráfego com um menor número de páginas indexadas.

seo google

E agora talvez você esteja se perguntando: mas como posso otimizar o crawl budget de um web site? Basicamente e como já comentado anteriormente, analisando quais as páginas que nos interessa indexar. 

Para isso, é muito importante prestar atenção aos seguintes aspectos:

  • Detectar e corrigir erros 4xx e 5xx.
  • Evitar conteúdo duplicado.
  • Não indexar páginas thin content ou conteúdo pobre.
  • Verificar a ligação interna da web para que os links apontam para URLs final, e não a páginas com redirecionamentos.
  • Usar o robots.txt para bloquear o acesso dos crawlers para páginas que não nos interessa indexar.
  • Rever e optimizar as páginas que oferecem uma experiência de navegação negativa.
Desta forma conseguiremos "encaminhar" o bot somente para as áreas de nosso site que nos interessa indexar e estaremos poupando trabalho quando ele chegar ao nosso site. Você já sabe que a Google gosta que lhe dêem as coisas "mastigadinhas"...

4. Concentre seus esforços em palavras-chave long tail


Você ainda acha que trabalhar keywords long tail não é uma das técnicas de SEO eficazes para aumentar o tráfego da sua web?

Pois deve saber que não se trata de uma moda passageira ou capricho de alguns Seos, mas trabalhar as palavras-chave desse tipo é essencial dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo profissional.

Obviamente não é o mesmo fazer uma pesquisa com a palavra-chave "t-shirts" (você terá um volume de pesquisa altíssimo e uma concorrência brutal) que "camisas de futebol retro" (tanto as pesquisas como a concorrência será infinitamente mais baixa).

palavras chave longtail
Neste caso se você tentar se posicionar para uma palavra genérica, será mais difícil que o seu produto chegue à pessoa interessada, já que pode ser de homem ou de mulher, de manga curta ou manga longa, de estilo casual ou esportiva...

No entanto ao enfatizar as palavras-chave long tail, estaremos aprimorando muito mais e teremos mais chances de chegar às pessoas corretas, sendo assim com menos tráfego podemos maximizar a conversão.

E como podemos saber quais palavras-chave long tail podemos usar? 

Usando a função de preenchimento automático do Google: você terá que digitar a palavra-chave que você deseja posicionar e a pesquisa mostrará uma lista de sugestões de palavras-chave mais específicas que também procuram os usuários.

Além disso, adicionando um asterisco no início ou no final da expressão podemos obter ainda mais sugestões. Se você não aproveitou as oportunidades que oferece esta funcionalidade do Google, deveria começar a partir de agora.

sugestoes do google

Também atacando as buscas relacionadas: trata-Se de outra pista que nos oferece o Google para detectar palavras-chave long tail que podemos usar para inserir em nossos conteúdos e que são extraídos de outras preocupações de usuários com base na pesquisa realizada nesse momento.

google sugest

A geolocalização é a chave para os negócios locais: Se a página web em questão oferece produtos ou serviços em um determinado local (bairro, cidade, estado...), você pode aproveitar a incrível força que é capaz de fornecer o SEO local

Tudo que você tem que fazer é adicionar o nome do lugar específico para a palavra-chave long tail para que o Google associe o resultado com a localização específica. 

Desta forma, se temos uma empresa de limpeza que apenas oferece os seus serviços na cidade de São Paulo, por exemplo, o ideal seria incorporar keywords long tail que se encaixam com seu projeto, como por exemplo "Buffet no Rio de Janeiro", "limpeza de escritórios em são paulo", "limpeza de casas em são paulo"...

Você talvez já saiba, mas o Google mostra alguns resultados ou outros, dependendo da localização de onde se realize a consulta

5. Velocidade + Segurança: uma fórmula infalível

Faz poucos anos que esses dois fatores não eram muito relevantes para os buscadoresa na hora de posicionar um site. Mas com a chegada dos dispositivos móveis é fundamental (repito: fundamental) prestar muita atenção na velocidade de carga da sua web e a segurança, duas técnicas de SEO que ganharam importância com o passar dos anos.

Como o Google quer oferecer uma experiência de navegação excelente a todas as pessoas que acessam ao serviço, esses dois fatores têm adquirido grande importância nos últimos anos. 

Não obstante, é cada vez mais comum ver páginas web sem o certificado SSL implementado, ou seja, que não possuem o famoso cadeado verde ao lado da barra de endereços. 

No e-commerce, ter a web em HTTPS é essencial já faz alguns anos, mas os webmasters de webs informacionais também sentiram a necessidade de transferir seus sites de HTTP para HTTPS, para que o seu posicionamento não seja prejudicado.

Neste sentido, o Google anunciou que a partir de julho de 2018, todas as webs com HTTP serão marcadas como "Não seguro" em seu famoso navegador Chrome. 

Então, se você ainda tem uma página web em HTTP, não deixe no esquecimento e anote esta tarefa em seu calendário para a levar a cabo o quanto antes, e passar-la para https.

https

Por outro lado, se você precisa saber a velocidade de carregamento do seu site, existem ferramentas como o Google PageSpeed, Pingdom ou GTMetrix que lhe darão estatísticas sobre o tempo de carga, bem como os aspectos que é necessário otimizar. 

Tenha em conta que a sociedade tem cada vez menos tempo para encontrar respostas a suas perguntas, devido ao ritmo de vida acelerado que levamos. Portanto, satisfazer a necessidade do usuário de forma rápida, segura e eficaz deve ser seu objetivo primordial. Obviamente existem muitos mais fatores que afetam o posicionamento no Google!

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